terça-feira, 15 de junho de 2010

A Conferência Síncrona enquanto ferramenta cognitiva

O que é a Comunicação Síncrona?
Traduz-se pela comunicação em tempo real e ocorre quando dois ou mais pessoas comunicam entre si.
As conferencias síncronas ocorrem quando dois ou mais computadores estão ligados entre si podendo partilhar ficheiros e existe a comunicação entre utilizadores. Podem apoiar comunidades de aprendizagem em rede constituídas por professores e alunos.
O Internet Relay Chat (IRC) é a aplicação/forma mais antiga de conferência síncrona proporcionando interacção através de mensagens enviadas por um grupo de utilizadores.É bastante popular, podendo tornar-se algo confusa para utilizadores (professores e alunos) sem prática.

Os IRC têm vindo a ser actualizados e têm-se tornado mais explícitos e elaborados. Estes ambientes partilhados online conhecidos por Multi User Domains (MUD) têm como uma das vantagens, permitir guardar diálogos/conversações ocorridos.
Depois de uma fase "primitiva", estes ambientes de conferência evoluíram, tornando-se mais sofisticados. Uma das mais recentes e sofisticadas formas de comunicação síncrona é a videoconferência, que permite a transmissão de dados áudio, vídeo, texto , e imagens numa determinada rede.
Aplicações como o Net Meeting da Microdoft permitem efectuar estas conferencias/ partilha de ficheiros de uma forma gratuita , algo que antes só estava ao alcance das grandes empresas.

A Conferencia Síncrona usada como ferramenta cognitiva

A tecnologia em rede global proporciona aos alunos a capacidade de desenvolvimento da sua aprendizagem através da participação em discussões online, tornando-se membros dessas comunidades, desenvolvendo capacidades de debate. Alem disso, a comunicação possibilita que o aluno teste e melhore a sua aprendizagem numa comunidade que lhe vai dando feedback.

A comunicaçao sincrona e as suas ferramentas ainda não é bem compreendida e ainda se pensa que a interacção dos alunos pode ter um efeito pedagógico limitado. É necessario definir condições para que as conversas online possam ser produtivas, como por exemplo, a definição de um tema central, protejo ou resolução de problema.
Quando estão empenhados e concentrados numa acção especifica os alunos tornam-se mais concentrados.

Exemplos de Conferência Sincrona enquanto ferramenta cognitiva:

Internet Relay Chat
Traduz-se na definição de um "perito" e a inquirição do mesmo efectuada numa conferencia

Conferencia de Desktop

Actividade de Dramatização/ Debate
Exercícios de simulação; existindo um debate acerca de um tema especifico, fazendo com que os alunos possam estar bem preparados para assumir um determinado papel e raciocinarem em volta desse mesmo tema.


Ferramentas cognitivas relacionadas

São as tecnologias de conferencia assíncrona como o correio electrónico e os grupos de discussão. Embora sejam ambas tecnologias de comunicação, as conferencias assíncronas são normalmente mais estruturadas e reflexivas.


Treinar a utilização de conferência síncrona na sala de aula

Gay e Lentini (1994) identificaram um processo para empenhar alunos no trabalho colaborativo online.
De seguida apresentam-se uma adaptação do processo em forma de guião:

  1. Orientação;
  2. Definição do Problema;
  3. Subdivisão do Problema;
  4. Definição dos Papéis;
  5. Procura de Informação;
  6. Partilha de Informação;
  7. Monitorização;
  8. Negociação da Compreensão.

Avaliar a comunicação síncrona enquanto ferramenta cognitiva

O pensamento critico critico , criativo e complexo na conferencia síncrona, tal como as conferencias assíncronas podem ou não fazer uso de pensamento critico, criativo e complexo. A natureza do problema ou tarefa proposta pelo professor determinará o nível de pensamento dos alunos.
É por isso necessário, para que as conferencias síncronas tenham sucesso, a colocação de questões, problemas e projectos motivadores e interessantes que propiciem o desenvolvimento do pensamento critico, criativo e complexo dos alunos.
Nesse sentido, avaliar as mensagens enviadas por outros participantes e identificar os temas sao as principais actividades de pensamento critico.
O pensamento criativo é utilizado na conferencia assíncrona quando os participantes desenvolvem ideias fornecidas por outros utilizadores, formulando depois novas soluções para os problemas levantados.
Por outro lado, é mais provável que o pensamento complexo ocorra em espaços de trabalho partilhados. No entanto, é difícil reconhecer/ prever as competências atingidas sem se conhecer a natureza do produto ou objecto de estudo.


Avaliar conferências síncronas de alunos

Os critérios para avaliar o resultado do trabalho dos alunos, dependerão da natureza desse mesmo trabalho. Se isso não puder ser conhecido pelo professor, somente a qualidade das contribuições dos seus alunos na conversação poderá ser avaliada.


Principais vantagens e desvantagens da conferência síncrona enquanto ferramenta cognitiva:

Vantagens
  • Sentido de imediatismo é irresistível. As interacção ao vivo produzem mais motivação para contribuir.
Desvantagens
  • É mais fácil perder o foco ou o objectivo; as distracções são prováveis;
  • É difícil evitar que as conferencias descambem em discussão social, uma vez que as conferencias síncronas são, muitas vezes e por natureza, sociais.


in Cap. 12, Computadores, Ferramentas Cognitivas: desenvolver o pensamento critico nas escolas. Jonassen, David H. 2000

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